terça-feira, 27 de outubro de 2009

Óculos 'obrigam' internauta e jogador de videogame a piscar

Fonte: G1, com informações da AFP

Novidade evita olho seco durante jogos e uso de internet. Produto da Masunaga foi apresentado nesta terça (27), em Tóquio.
A empresa japonesa Masunaga apresentou nesta terça-feira (27), em Tóquio, um par de óculos que obriga os jogadores de videogames e internautas a piscar. O objetivo da novidade é evitar o olho seco, um sintoma comum quando o fã de tecnologia fica muito concentrado diante da tela. Os sensores do produto são acionados quando o usuário fica cinco segundos sem piscar – quando isso acontece, a lente embaça. Preço não foi divulgado.

domingo, 25 de outubro de 2009

Programa - RapidZuca 1.0

Descrição: Gerenciador de downloads do famoso site de armazenamento de arquivos Rapidshare . Na página eletrônica, o usuário tem de esperar 15 minutos entre um download e outro. Com o RapidZuca, basta adicionar o endereço do que se deseja baixar e incluir no programa. Assim que o tempo de espera vence, o soft inicia o download automaticamente.O programa permite que o usuário cadastre quantos endereços para download desejar.

A interface é simples e funciona como uma lista: inclui-se a URL e pronto. Quando o download termina, o programa informa ao usuário. O programa também informa o tamanho total de cada arquivo e fornece a previsão de tempo dos downloads.

sábado, 24 de outubro de 2009

Ubuntu 9.10 RC disponível para download

Fonte: Olhar Digital


Mais estável e com bugs corrigidos, a versão Release Candidate do Ubuntu 9.10 foi disponibilizada hoje para todos aqueles que já estão usando o Beta ou os que não conseguem mais esperar os 6 dias que faltam para a versão oficial ser lançada.
A versão RC não tem muita diferença com relação ao que foi visto no Beta, mas os desenvolvedores acertaram algumas arestas. O download é gratuito, obviamente. Para baixar a versão, é só clicar AQUI.

Super Marco

Descrição: Agora, no cenário do Mário você vai derrotar seus inimigos como o metal slug e ao invés de pular em cima de seus oponentes, vai ter muito tiro e explosão.


Jogue - Alloy

Descrição: Você encontrou um traje especial para luta e agora precisa proteger para que ninguem roube-o de você. Experimente combinações de golpes e armas diferentes!

Certificação x Competência

Por: Rodrigo Campos em 18/01/2009
Disponível no site: Projeto de Redes

Há quem se disponha a acalorados debates sobre este tema. Tentarei abordá-lo com objetividade. Com o propósito didático, irei desconstruir algo em que acredito (formação) para explicitar algo em que não acredito (manipulação).

Atuo no mercado da tecnologia da informação (TI). TI tem como principal produto "conhecimento que gera tecnologia". Bill Gates e Steve Jobs, fundadores da Microsoft e Apple, respectivamente, são expoentes mundiais da TI. Suas empresas dispensam maiores apresentações, basta dizer que são marcas mundiais e que o faturamento delas é maior que a riqueza de países.

Na Santa Ifigênia, camelôs vendem Windows 7 um mês antes das lojas

Fonte: Gustavo Petró
          Do G1, em São Paulo
Microsoft diz que usuário corre riscos com versão pirata. Usuário perde funcionalidades com programa ilegal, diz empresa
O Windows 7, o novo sistema operacional da Microsoft, chega às lojas do maior centro de vendas de produtos eletrônicos de São Paulo apenas na semana que vem, mas os ambulantes vendem a versão ilegal do software há um mês. As cópias piratas são bem mais baratas que as originais, mas não são a versão final e podem instalar vírus e códigos maliciosos no computador.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jogue - Stunt Mania 2

Descrição: Hora de mostrar o quanto você é bom em manobras de motocross. Escolha a cor da sua moto e piloto e mande ver, acertando o máximo de manobras possíveis para marcar pontos suficientes para ganhar medalhas e destravar novos cenários.

Jogue - The Champions Euro 2008 2

Descrição: Escolha o seu time predileto entre um dos grupos e participe do campeonato mais conhecido e aclamado do mundo para encontrar o seu lugar para a copa do mundo. Utilize as suas táticas e estratégias e goleie os seus adversários.
Como Jogar:
controlam os jogadores
toca a bola
chuta a bola


Jogue - Crash Bandicoot

Descrição: Pegue todas as maçãs e estoure as caixas neste clássico jogo de video-game, tomando cuidado com as caixas vermelhas escritas "TNT" e outros itens perigosos para não se matar e acabar indo para o céu antes da hora.
Como Jogar:
controlam o personagem
gira

Joque - Pacman (come-come)

Descrição: Todos conhecem o famoso Pacman, vulgo come-come. Basta comer as bolinhas e escapar dos inimigos.


Como Jogar:
controlam o personagem


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Super Mario Revived

Descrição: O clássico jogo do Super Mario World.



Como Jogar:


movem o personagem


pula

Wolverine And The X-Men - M.R.D. EscapeJogos


Descrição: Ação e AventuraWolverine precisa escapar da estrutura chamada de M.R.D., evitando câmeras, robos e outros obstáculos encontrados no meio do caminho, passando por portas travadas por senha para completar os níveis.

Como Jogar:


controlam o personagem

ação

Windows 7: o upgrade vale a pena?

Fonte: Viviane Maia

Especialistas apontam os lados positivo e negativo do novo sistema operacional da Microsoft para lhe ajudar a tomar a melhor decisão

Desde a meia-noite de hoje (22/10), o Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft, já é encontrado nas prateleiras das lojas de todo o mundo. Quem pensa que o software é mera atualização do Vista, engana-se. Especialistas e usuários comuns, que seguem o desenvolvimento do programa desde o início, acreditam que o Windows 7 é sólido e robusto e se destaca por sua interface – mais funcional e agradável do que a de seu antecessor (muitos especialistas acreditam que essa ferramenta se aproxima bastante de seu principal concorrente, o Mac OS X, da Apple) – e pelo aumento de velocidade do sistema, que permite realizar tarefas e gerenciar documentos de forma mais ágil.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Jogue - Billiards

Descrição: Jogue sinuca em duas modalidades: 8-ball ou Straight Pool, ambos com até 2 jogadores, ou contra o computador.




Jogo on-line coloca 'garoto do balão' em céu cheio de obstáculos

Fonte: Do G1, em São Paulo

Personagem deve atirar em pássaros, arco-íris e helicópteros. Família de criança ganhou fama após voo de balão desgovernado.
lcon Heene, o garoto de 6 anos que ganhou fama por causa de um balão desgovernado, é agora protagonista de um jogo on-line gratuito. Na semana passada, ele e sua família ficaram famosos quando um balão feito em casa voou e pensou-se que a criança estava dentro dele. O que não aconteceu na vida real -- o balão estava vazio -- é exibido na tela do computador, onde Falcon tem de atirar em pássaros, arco-íris e até de helicópteros que cruzam seu caminho. O jogo ‘Ballon boy’ está disponível aqui.

Ultrassom portátil tem visual de celular

Fonte: Do G1, com informações da AP

Novidade deve ser lançada em 2010, por preço ainda não divulgado. Aparelho pode ser usado em consultórios médicos para exames simples.
A empresa GE apresentou nesta terça-feira (20) um aparelho de ultrassom portátil que tem visual parecido com o de um telefone celular. Durante a divulgação do produto, a empresa afirmou que o Vscan pode se tornar o “estetoscópio do século 21” e ser usado em consultórios médicos, para evitar que os pacientes façam exames simples em centros especializados. A novidade deve ser lançada em 2010, por preço ainda não divulgado.

AVG Antivirus Free Edition 9.09

Descrição
Saiu a versão gratuita do novo AVG, a versão 9, com muitas melhorias nos mecanismos de varredura de vírus, ficando mais rápido e mais leve. Além disso, ele conta com uma nova ferramenta de detecção de phishing, evitando que você seja enganado por sites fraudulentos na internet. Ele marca até mesmo os resultados de uma busca no google para avisar você que um site foi considerado fradulento.

A interface do programa continua muito parecida com a da versão anterior, e o usuário menos atento notará poucas diferenças. Porém, mesmo nessa área há alguns recursos novos, como a opção de escolher a velocidade da varredura: lenta , automática ou rápida. Um scan mais rápido é, naturalmente, menos completo.

O AVG 9 Free é gratuito e um bom upgrade para quem usa versões anteriores.

Licença de uso Freeware
Idioma Português
Downloads 23.626
Atualização 16/10/2009
Tamanho 71,32 MB
Site do autor GriSoft

Requerimentos:
Processador Pentium 300 MHz
256 MB de memória RAM

Compatibilidade
Windows XP, Windows 2003, Windows Vista 32 Bits, Windows 2008

>>>>Faça o download

Free PDF to Word Converter

Descrição

O nome de Free PDF to Word Converter já diz tudo: ele é um conversor gratuito de arquivos PDF para Microsoft Word. Com uma interface agradável, ele consegue converter muito bem mesmo arquivos complicados, como formulários cheios de tabela e arquivos com imagens.

Os arquivos não são convertidos perfeitamente, e algumas vezes precisam de ajustes. Mas o programa já pode ser um alento para quem quer editar ou revisar arquivos que foram originalmente recebidos em PDF.
O programa é leve e fácil de usar, gerando resultados rapidamente. E, ao contrário de muitas aplicações de PDF, este programa também é livre de propagandas e outros incômodos.

Licença de uso Freeware
Idioma Inglês
Downloads 2.275
Atualização 10/07/2009
Tamanho 3,82 MB
Site do autor SmartSoft

Compatibilidade
Windows 98, Windows ME, Windows 2000, Windows NT, Windows XP, Windows 2003, Windows Vista 32 Bits, Windows 2008

WinExt 1.03

WinExt permite que você tenha acesso rápido a pastas e programas do Windows a qualquer momento enquanto usa o computador. Ele cria uma barra, parecida com a barra de tarefas, em que você pode colocar links, programas, pastas e arquivos.
Essa barra pode ficar tanto embaixo quanto em cima da tela do computador e a sua aparência pode ser personalizada, tanto com dois temas que vem junto quanto regulando as cores manualmente.

Licença de uso Freeware
Idioma Inglês
Atualização 21/10/2009
Tamanho 1,09 MB

Compatibilidade
Windows 2000, Windows XP, Windows Vista 32 Bits, Windows Vista 64 Bits

>>>>Faça o download

Uso de eletrônicos no banheiro é aceito por 75% dos americanos

Fonte: Do G1, em São Paulo

Pesquisa indica uso adequado de portáteis na época de festas. Entrevistados se incomodariam mais se eletrônicos fossem usados à mesa.
Um estudo sobre o uso de tecnologia na época de festas (Ação de Graças, Natal e Ano Novo) indica que 52% dos norte-americanos se ofenderiam caso estivessem em alguma dessas comemorações e um convidado tentasse usar discretamente, à mesa, um eletrônico conectado à internet – smartphone, netbook ou até laptop. O mesmo não aconteceria se o uso fosse feito no banheiro: 75% dos 2.625 adultos entrevistados afirmaram que esse seria um bom lugar para se conectar, durante as festas.

“Apesar das considerações sobre higiene e possíveis desculpas estranhas, 75% acreditam ser perfeitamente apropriado usar equipamentos que acessam a internet no banheiro, enquanto apenas 25% concordam que esse é um comportamento inapropriado”, disse o estudo “Holiday Mobile Etiquette”, sobre etiqueta no uso de tecnologias portáteis na época de festas.

Os entrevistados também consideram inadequado usar eletrônicos portáteis em eventos religiosos (87%), em um primeiro encontro (60%) e nas filas de segurança formadas nos aeroportos (36%).

Ainda segundo a pesquisa, 80% dizem haver regras não ditas sobre educação no uso de tecnologias e 69% deles consideram inaceitáveis violar esses códigos. Para 62%, os portáteis fazem parte da nova sociedade e é necessário se adaptar a seu uso. O estudo foi patrocinado pela Intel e conduzido pela Harris Interactive.

Maioria de notebooks importados não passa pela Receita, diz estudo

Fonte: Do G1, no Rio


Relatório ressalta informalidade no mercado de computadores portáteis. Marcas conhecidas no país não costumam declarar produtos ao Fisco.
A informalidade no setor de informática continua alta, de acordo com levantamento semestral realizado pelo Instituto Brasil Legal (IBL), com dados fornecidos pelo instituto de pesquisa ITData. O relatório mostra, por exemplo, que marcas como Acer e Toshiba não declaram ao Fisco a maioria dos notebooks comercializados no país.



Acer não costuma declarar seus notebooks ao Fisco, denuncia relatório do IBL. (Foto: Reprodução)

O estudo aponta que, entre janeiro e junho de 2009, a fabricante taiwanesa Acer vendeu 200.010 notebooks em território nacional, sendo que apenas 31.328 foram declarados, o que corresponde a 16% do total. Em comparação com o mesmo período de 2008, houve uma queda de 6%, já que 22% dos notebooks comercializados pela marca naquele ano passaram pelo Fisco. A fabricação no Brasil de produtos da companhia taiwanesa começou somente em outubro, como ressaltou o estudo.

Já a Toshiba, que não possui fabricação no Brasil, declarou à Receita Federal 1.917 notebooks, ou seja, somente 10% das 19.570 unidades que vendeu no país. O índice é 2% maior que os seis primeiros meses do ano passado.

“O fato de a Asus e a Acer passarem a fabricar seus produtos no Brasil colabora com a competitividade do setor e o acesso por parte da população a produtos qualificados e legalizados”, disse o presidente do IBL, Edson Vismona, destacando que o fato é “uma vitória para o instituto em seu trabalho de combate à ilegalidade”.

Ainda segundo a entidade, a irregularidade no mercado de informática e eletroeletrônicos fomenta o crime organizado e compromete a continuidade do processo de produção das indústrias brasileiras, gerando uma concorrência desleal.

A IBL lembrou ainda que, atualmente, diversos produtos importados em circulação no mercado brasileiro desrespeitam a certificação da Anatel e as normas técnicas obrigatórias do Inmetro, como plugs e fios, por exemplo. A certificação é a garantia para o consumidor de que o produto foi testado e atende a normas e regulamentos de segurança e desempenho.

Pacotão de segurança: remoção de vírus e senhas únicas

Fonte: Altieres Rohr*
          Especial para o G1

Disco rígido infectado pode ser instalado em outro PC para excluir pragas?
Colunista responde essa e outras perguntas. Deixe também a sua dúvida.
Outra quarta-feira e outro pacotão de respostas da coluna Segurança para o PC. Por que o Linux consegue ler os arquivos do Windows? Instalar um disco rígido infectado em outro computador para remover pragas digitais é uma boa ideia? As tabelas de senhas usadas no acesso ao internet banking garantem 100% de segurança? Confira as respostas.
 
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

>>> Disco rígido em outro PC para remover vírus

Posso pegar um disco rígido infectado e instalá-lo como Slave num PC limpo e com um bom antivírus para remover as pragas digitais?
Edilson

Pode, sim. Com isso, o sistema operacional e nenhum outro arquivo estará em uso, facilitando muito o trabalho do software antivírus.

No entanto, é importante ter cuidado. Algumas pragas digitais que se espalham por pen drives instalam arquivos “autorun” também no disco rígido. Isso pode acabar infectando o computador que estava limpo. Uma alternativa segura é colocar o disco em um computador com Linux – há versões para Linux de vários antivírus.

Alguns antivírus também geram CD-Rs de inicialização que viabilizam a mesma tarefa, via BartPE ou sistemas próprios.


Executar um antivírus sem o sistema operacional em execução aumenta as chances de uma limpeza bem-sucedida. (Foto: Divulgação )

>>> Tabelas de senhas

Sites de bancos que utilizam um cartão de segurança (um código para cada posição na tabela) são 100% seguros se o usuário não fizer a besteira de digitar a tabela completa. Como ele é utilizado uma única vez, não haverá problema se descobrirem o que foi digitado. Verdade?
Patriamada

Infelizmente, não. No Brasil essa ainda é a modalidade mais comum de ataque: os criminosos convencem a vítima a inserir todas as senhas presentes no cartão. No entanto, existem outras maneiras de conseguir roubar as contas protegidas por esses mecanismos.

O mais simples é a paciência. O cavalo de troia presente no computador pode monitorar a atividade da vítima por tempo suficiente para capturar várias senhas da tabela. Com um pouco de sorte, a mesma posição pode acabar sendo solicitada ao criminoso durante o acesso ilegal.

Mas a maneira mais eficaz é criar uma praga digital ou página falsa que use imediatamente as informações roubadas. Isso já foi feito em golpes nos Estados Unidos, por exemplo. Nessa modalidade de ataque, o vírus ou site clonado fica de ponte entre a vítima e o site original, como intermediário. O site se comporta exatamente da mesma forma que a página legítima. No entanto, quando o usuário realiza uma transferência, o site malicioso silenciosamente substitui s dados para que o dinheiro seja enviado aos criminosos.

Ao usuário será apresentada uma tela que não deixa suspeitas da fraude.

Esse tipo de golpe é bem sofisticado. Até que isso se torne comum, digitar sempre uma única posição da tabela de senhas deve garantir um alto nível de segurança. “100%”, no entanto, não existe.

>>> “Educação” do sistema operacional

A coluna informou na semana passada que o Linux não era “educado” porque lia os arquivos do Windows sem que fosse necessária nenhuma senha. Alguns leitores reclamaram a respeito do termo usado, entre eles o Tiago, que comentou:



Linux não reconhece as permissões do sistema de arquivos do Windows. Por isso, qualquer arquivo pode ser lido. (Foto: Reprodução )

Não, o Windows não é “educado”. O Windows não lê os arquivos do Linux simplesmente porque o Windows não suporta esse tipo de sistema de arquivos. Novamente não, o Linux não explora alguma falha do Windows. O Linux apenas suporta NTFS e o NTFS, como vocês podem ver, não é seguro. O mesmo problema não acontece quando se inicia o computador com um LiveCD do Linux num computador com Linux (ou qualquer Unix). O sistema de arquivo dos Unixes te dá essa segurança. O da Microsoft não.

Ressaltando, o “problema” é o seguinte: se um computador for iniciado com um LiveCD do Linux (ou seja, tendo um CD-ROM com Linux), os arquivos presentes no disco rígido, pertences ao Windows, poderão ser lidos mesmo que uma senha seja exigida durante o login. A coluna informou que isso acontece porque o Linux não é “educado”.

O importante é entender que existem duas maneiras de proteger arquivos: por permissões de acesso e por criptografia. As permissões de acesso nada mais são do que uma marca: “apenas o João da Silva pode ler o arquivo Filmes.doc”. O Windows, quando vê essa marcação, a respeita. Assim, se o usuário não for o João da Silva, um erro de acesso negado será exibido.

O Linux não lê as permissões do Windows. Por esse motivo, ao iniciar o computador com um LiveCD, qualquer arquivo poderá ser lido. Para impedir isso, é necessário criptografar os arquivos, como a coluna explicou. Com isso, não são simples marcações que impedem o sistema de ler os dados, mas sim o fato de que o arquivo está embaralhado.



Permissões do Windows são configuradas de maneira diferente das do Linux. Cada sistema respeita as suas. (Foto: Reprodução)

Windows e Linux não são diferentes nisso. No entanto, quando você inicia um computador que já roda Linux com outro Linux, ele irá tratar os arquivos no disco como se fosse o sistema instalado. Isso dará a impressão de que o Linux realmente protege os arquivos, mas esse não é o caso. Um usuário com um mínimo de experiência com Linux é capaz de “tomar posse” dos arquivos e, com isso, terá acesso total ao disco – ao contrário do que afirma o leitor ao dizer que os sistemas de arquivo do Linux dão essa “segurança”.

A única saída para tornar um arquivo ilegível, independentemente do sistema operacional, é por meio da criptografia. Qualquer outro sistema de permissão é baseado na ideia de “boa vizinhança”. Não existe nenhuma proteção real a partir do instante em que um software simplesmente decide ignorar a segurança.

A coluna Segurança para o PC de hoje fica por aqui, mas se você tem dúvidas sobre segurança ou sugestões de pauta, escreva na área de comentários, logo abaixo. Volto na sexta-feira com o resumo de notícias da semana. Até lá!

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Recessão aperta e compra por meio de downloads aumenta nos videogames

Fonte: Da Reuters / G1

Além de acesso mais fácil, jogos são mais baratos do que em disco. Novo PSP roda apenas jogos comprados e baixados pela internet.
À medida que a recessão prejudica as vendas de videogames nas lojas, os consumidores optam por fazer mais downloads de jogos e economizar dinheiro, mas sem deixar de se divertir.

As vendas de videogames caíram 14% nos Estados Unidos nos primeiros oito meses de 2009, de acordo com o NPD Group. Com isso, os consumidores passaram a fazer mais downloads de videogames para seus computadores, consoles e aparelhos portáteis como PSP, Nintendo DSi, iPod touch e iPhone.

 
Um dos games mais aguardados do PSP, 'Gran turismo' tem boas vendas por meio de download. (Foto: Divulgação)
 
"O número de jogos casuais disponíveis para download cresceu exponencialmente e o número de downloads “Premium” parece estar aumentando entre 50 e 100% anualmente", disse Michael Pachter, analista de videogames da Wedbush Morgan Securities. A Nintendo, que está na vanguarda em termos de atrair novos consumidores para os jogos, facilitou aos proprietários do Wii e do DSi baixar títulos do WiiWare, como "Tetris party", e DSiWare, como "A little bit of Dr. Mario".
 
No início de outubro, a Sony Computer Entertainment lançou o PSPgo, modelo que elimina o UMD (Universal Media Disc) de seus modelos anteriores de PSP em troca de downloads digitais. Além de oferecer jogos completos como o "Gran turismo", da Sony, e o "Soulcalibur: broken destiny", da Namco Bandai, os jogadores podem baixar "minigames", como "Sudoku", da Electronic Arts, e "Fieldrunners", da Subatomic Studios, por preços de entre US$ 5 e US$ 9.
 
Pachter acredita que a maior ameaça entre o download de jogos seja o iPod touch. Ainda que o aparelho custe mais caro do que um Nintendo DS e a qualidade dos jogos seja, em geral baixa, ele afirmou que a proposta de valor do aparelho é incrível. "O iPod touch começa a ser veiculado como aparelho para jogos, e os consumidores preocupados com custos apreciarão a economia que ele oferece com o passar do tempo", disse.


'Soulcalibur' é um dos títulos para o PSP que é vendido tanto em disco quanto por download. (Foto: Divulgação)
 
O gênero de jogos musicais como "Guitar hero", da Activision Blizzard, e “Rock band”, da MTV Games, criou uma fonte firme de receita para as produtoras de videogames.

Banda larga popular irá custar até R$ 29,80 por mês em SP

Fonte: Do G1, com informações do SPTV

Projeto voltado para população de baixa renda será lançado nesta quinta. Operadoras que oferecerem o serviço terão isenção de ICMS.
Os pacotes de banda larga popular que serão lançados na tarde desta quinta-feira (15) em São Paulo custarão até R$ 29,80. O valor será possível graças a uma parceria do governo de São Paulo com as operadoras. Em troca, as empresas pagarão menos impostos.


De acordo com o governo, as operadoras poderão ter valores variados para seus pacotes, desde que eles não ultrapassem R$ 29,80. A partir desta sexta-feira (16), quem oferecer o serviço já terá a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Elas não são obrigadas a aderir ao programa, mas pesquisas indicam que metade das casas paulistas não tem acesso à internet e 2,5 milhões têm computador mas não tem internet. Acredita que essas pessoas são usuários em potencial”, explicou Alexandre de Araújo, diretor de serviços ao cidadão da Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp).

Ao adquirir o pacote, a pessoa recebe o modem, a instalação e o provedor de acesso à internet. Segundo Araújo, a velocidade da conexão irá variar entre 200 Kbps e 1 Mbps.

Antes de a iniciativa ser anunciada, os valores mais baixos de internet banda larga cobrados em São Paulo eram R$ 49,90 (Net Virtua e Speedy, para pacotes de 500 Kbps) e R$ 74,90 (Ajato, para pacote mensal de 4 Mbps).

Pacotes populares

A Telefônica divulgou que o seu serviço de internet popular terá velocidade de 250 Kbps e que o consumo será ilimitado, ou seja, o plano não cobrará taxas adicionais caso o usuário exceda a quantidade de downloads. Ainda, no valor estipulado pelo governo, estão inclusos o modem, a instalação e o provedor. A empresa diz, também, que a linha telefônica do cliente ficará livre para fazer e receber chamadas enquanto usa a internet.

A TVA informou ao G1 por meio de sua assessoria de imprensa que não irá aderir ao projeto de internet popular pois tem parceria com a Telefônica.

A NET disse à reportagem que participou das negociações do projeto mas não teve acesso ao documento final assinado hoje pelo governo do Estado, e que vai estudar a melhor maneira de utilizar o benefício.

Atualmente, muitos brasileiros possuem computador, mas não têm acesso à internet devido ao alto valor do serviço. Muitos utilizam postos públicos e lan houses para utilizar a internet.

Gildivan Santana da Costa veio da Bahia há três anos e usa a conexão para manter contato com a família todos os dias. “Eu baixo minhas músicas, converso com minha mãe, mando carta por e-mail. Isso facilitou muito a minha vida”, conta.

Sem computador em casa, ele frequenta todos os dias o programa “Acessa São Paulo”, que fica dentro do Poupatempo Santo Amaro. No local, é raro ver um computador desocupado. São 7 mil acessos por mês. Das pessoas que procuram o programa, a maioria é jovem, não tem computador em casa e ganha até dois salários mínimos. Desempregado há três anos, Costa usa a rede também para buscar um trabalho. E já sonha com o destino do primeiro salário. “Vou comprar um notebook e levá-lo comigo para todos os lugares. Com ele, estou carregando o mundo”.

Apesar do pacote de banda larga mais barato ser voltado para a população de baixa renda, ele não é restritivo e pode ser adquirido por qualquer pessoa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ferramenta gratuita permite construir edifícios 3D para o Google Earth

Fonte: Do G1, no Rio

Disponível em 14 idiomas, Google Building Maker foi lançado nesta terça. Recurso mistura ingredientes do Google Maps com toques de 'Sim City'.
O Google anunciou nesta terça-feira (13) o lançamento de uma ferramenta gratuita para criação de edifícios para o Google Earth. O Google Building Maker permite que usuários criem modelos tridimensionais que podem ser inseridos no serviço de mapas por satélite da gigante de internet, numa espécie de 'Sim City' do mundo real.



Google Building Maker é ferramenta gratuita para construir edifícios 3D para o Google Earth. (Foto: Reprodução)

“Gostamos de pensar Building Maker como um cruzamento entre o Google Maps e uma caixa gigantesca de blocos de construção. Basicamente, você escolhe um edifício e constrói um modelo usando fotografias aéreas e formas 3D simples - ambas fornecidas por nós. Quando estiver pronto, vamos dar uma olhada no seu modelo. Se parecer certo, e se um modelo melhor ainda não existir, nós iremos adicioná-lo à camada 3D Buildings (Construções 3D) no Google Earth. Você pode fazer um prédio inteiro em poucos minutos”, diz o post desta terça assinado pelo gerente de produto Mark Limber e pelo designer Matt Simpson, no blog da companhia.

Disponível em 14 idiomas (incluindo português de Portugal), a ferramenta oferece inicialmente 50 cidades e pode ser acessada no endereço www.google.com/buildingmaker.

Gmail lança ferramenta para evitar envio de mensagem para a pessoa errada

Fonte: Do G1, no Rio


'Destinatário errado?' é novidade entre 'redutores do nível de vergonha'.
Recurso do e-mail do Google tenta identificar erro na inclusão de contato.


Os usuários do Gmail que quiserem evitar o constrangimento de enviar uma mensagem para o destinatário errado contam a partir desta terça-feira (13) com um novo recurso para ajudá-los: o “Destinatário errado?”.

“Com base no grupo de pessoas para as quais você mais envia e-mails, o Gmail tentará identificar quando você incluir acidentalmente a pessoa errada em um e-mail, antes que seja tarde demais”, explica o post publicado no blog oficial da companhia, assinado pelo engenheiro de software Ari Leichtberg e pelo chefe do Centro de Engenharia de Israel, Yossi Matias.

'Destinatário Errado?' é novo recurso do Gmail para poupar usuários de 'constrangimentos'. (Foto: Reprodução)
 
De acordo com a dupla do Google, a nova ferramenta faz parte de uma série de recursos experimentais que se encaixam na categoria chamada de “redutores do nível de vergonha” ou poupam o usuário do Gmail de arrependimentos futuros.
 
Outros recursos criados para evitar constrangimentos dos usuários do Gmail são “Cancelar envio”, que permite recuperar a mensagem enviada erroneamente até 10 segundos depois do envio; “Óculos de proteção para e-mails”, que solicita a resolução de alguns problemas matemáticos antes do envio de mensagens no período entre 22h e 4h; “Detector de anexo esquecido”, que avisa caso o usuário tente enviar uma mensagem sem os anexos relacionados no corpo da mensagem.

Para ativar esse e outros recursos do Gmail Labs, o usuário do serviço de e-mail do Google deve clicar no menu “Configurações” na parte superior direita da sua caixa de entrada e, em seguida, clicar na guia Labs. Após ativar o(s) recurso(s) desejado(s), basta clicar em “Salvar” para implementar as alterações.

Sem querer, Google revela novo visual do Orkut

Fonte: Do G1, em São Paulo

Página de download do navegador Chrome traz imagem do novo site.Google não divulgou oficialmente mudança no Orkut.
Quem fizer o download do navegador Chrome em sua página oficial terá uma surpresa. A imagem que ilustra o programa mostra o site de relacionamentos Orkut com uma nova interface. A mudança da rede social ainda não foi divulgada oficialmente pelo Google.

Imagem do novo Orkut está na página de download do navegador Chrome. (Foto: Reprodução)

Pela imagem, é possível ver que o novo Orkut trará mais possibilidades de modificação da página inicial do usuário, que poderá adicionar cores e postar atualizações aos moldes do Twitter.

Pacotão de segurança: segurança de arquivos, comparação de antivírus e Java

          Especial para o G1

Colunista responde às perguntas de leitores sobre segurança. Também tem dúvidas? Os comentários estão abertos; participe.
Este pacotão responde mais três dúvidas deixadas por leitores da coluna Segurança para o PC: como impedir que arquivos do disco sejam lidos por um LiveCD? É possível dizer que um antivírus é melhor do que outro caso ele detecte pragas no PC em um exame realizado após outro antivírus já estar em operação? Por que a janela de confirmação do Java é ruim? Confira as respostas.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

>>> Impedindo a leitura de arquivos via boot por CD

Eu uso o Windows e verifiquei que posso alterar todos os arquivos do meu PC dando um boot com um LiveCD do Ubuntu Linux. Pressionando F11 (em alguns é F12), é possível escolher o disco de boot, não é mesmo? Pois bem, como eu desabilito essa opção?
Wagner



Se arquivos não estiverem criptografados no disco, não é possível protegê-los da leitura por quem tem acesso físico ao PC. (Foto: Divulgação)

É isso mesmo: iniciando o computador com um LiveCD do Linux, você terá acesso a todos os arquivos armazenados no disco, inclusive aqueles que estão em contas de usuário administrativas protegidas por senha.

Isso não acontece porque o Linux explora algum tipo de falha de segurança. O que impede o usuário de ler o arquivo de outra conta no Windows é o próprio sistema. Não existe nenhuma alteração nos dados armazenados no disco. O Windows é “educado” e respeita a regra de não abrir o arquivo. O Linux, é claro, não precisa seguir as mesmas regras.

Isso nos leva à sua pergunta: você geralmente pode impedir o sistema de iniciar com outras mídias, alterando as configurações no Setup da BIOS. Ele pode ser acessado com a tecla DEL (mais comum), F2 ou outras, dependendo do modelo da placa-mãe. Basta pressionar repetidamente o botão enquanto o computador estiver ligando e você terá acesso ao Setup.

Lá, você pode escolher quais mídias serão usadas para iniciar o computador – disquete, pendrive, CD-ROM, rede. Mas, assim como você pode trocar, outra pessoa também pode. Então, você terá de configurar uma senha de supervisor do Setup para que outros usuários não consigam fazer a alteração.

No entanto, se alguém tiver acesso ao seu computador por algum tempo, restringir a mídia de inicialização será inútil. Basta retirar a bateria da placa-mãe por alguns segundos para que a senha seja “esquecida” e o computador poderá ser ligado com qualquer mídia. O indivíduo malicioso também poderia simplesmente instalar o disco rígido em outro computador.

O ideal é fazer uso de criptografia ou outros recursos que de fato protejam os arquivos. A coluna deu várias dicas aqui e aqui. Com isso, os arquivos no disco são de fato alterados, e não simplesmente protegidos via software.

>>> Antivírus detecta pragas que outro programa deixou escapar

Não acredito nestes testes. Eu usava o avast. Aí, decidi testar o Microsoft Security Essentials (MSSE). Quando o instalei, tomei um susto. Achei sete vírus no meu PC que o avast não tinha encontrado. O MSSE veio, sim, para competir com os melhores antivírus. Por ter o nome Microsoft, já deixa as concorrentes preocupadas. 
Germano 

Germano, essa sua conclusão está equivocada. Você não pode instalar outros antivírus em um computador onde outro programa já estava em execução e concluir que, se esse novo programa detectar mais pragas, que ele era melhor que o outro.

Explicando: o MSSE detectou sete pragas que o avast deixou passar. Porém, não dá para saber quantos vírus o avast removeu ou mesmo impediu de infectar seu PC para deixar apenas estes sete. E não dá pra saber se o MSSE teria detectado todas essas pragas que o avast bloqueou. Você não saberá disso porque, como o avast estava em execução, ele já tinha removido esses vírus, e o MSSE não precisou removê-los.


Qualquer antivírus que detecta pragas em um PC onde outro programa já estava instalado não pode ser considerado 'melhor'. (Foto: Reprodução)

A impressão que se tem ao instalar um novo antivírus e que ele detecta mais pragas que o programa anterior é a de que esse novo software é melhor. Mas esse não é, necessariamente, o caso. Testes antivírus são complicados de se fazer. Existem poucos de qualidade e não existe nenhuma comparação qualificada que você pode fazer em casa.

>>> Segurança do Java 

Eu acho a tela de confirmação de execução da aplicação perfeita. O foco fica no botão cancelar, os ícones indicam erro, o checkbox não vem selecionado por padrão. O problema NÃO é do Java mas, sim, do USUÁRIO.
Bruno Novais 

O pacotão de quarta-feira (7) recebeu muitos comentários sobre a segurança de applets Java, comentadas na coluna. Um desses comentários foi o do leitor Frank, que gerou uma errata publicada na sexta-feira. Outros foram como esse deixado pelo leitor Bruno, criticando a coluna de ter “preconceito” com o Java.

Na verdade, o comentário feito é baseado em uma lição da história: ActiveX. Os ActiveX são programas executados a partir do navegador web (procedimento idêntico aos dos applets Java assinados). Até 2004, uma janela de confirmação do ActiveX era assim:


Janela do ActiveX tem as mesmas características do Java. (Foto: Reprodução)

O “foco” está no botão ‘Não” (perceba que ele é diferente, está “selecionado”). A caixa de “Sempre confiar...” está desmarcada. Os botões são o mesmo do Java: “Run”, (“Sim”), “Cancel” (“Não”) e “More information” (“Mais informação”). Mas é importante ressaltar: esse é um ActiveX com uma assinatura válida, ou seja, um ActiveX com assinatura legítima que apresenta a mesma configuração de um Java com assinatura inválida. Veja a imagem:
 
Disposição da janela de Java applet com assinatura inválida é a mesma de um ActiveX com assinatura válida. (Foto: Reprodução)

Mas, embora já se possa constatar que o ActiveX era melhor que o Java, ele ainda teve de ser modificado: ele foi sofreu abusos frequentes por criminosos e os usuários nunca aprenderam a clicar em “Não”. Hoje, para instalar um ActiveX, são necessários mais cliques e a janela não aparece automaticamente – é necessário clicar numa barra no topo das páginas e selecionar a opção para instalar o componente.

Criado em 1996, o ActiveX passou a bloquear programas sem assinatura digital um ano depois. Após doze anos, o Java ainda permite que um único clique resulte em uma execução de um programa sem assinatura com permissões totais.

Se o ActiveX era ruim ao ponto de forçar a Microsoft a mudá-lo, e a tela do Java é pelo menos tão ruim quanto a do ActiveX, como pode a janela do Java ser boa? Existe aí um caso no qual uma empresa não aprendeu com as lições da história.

Culpar o usuário é muito fácil. Mas se nenhum usuário entende o que está acontecendo, seu problema é o aplicativo e não o usuário. Um especialista em vulnerabilidades fez exatamente esse mesmo comentário sobre applets Java assinados em 2008 neste blog.

A coluna Segurança para o PC de hoje fica aqui, mas eu volto na sexta-feira (16) com o resumo das notícias da semana. Até lá, deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões de pauta na área de comentários logo abaixo.

* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

Leitor digital armazena 3 milhões de artigos do Wikipedia

Fonte: Do G1, em São Paulo


WikiReader tem interface simples e bateria que dura 1 ano. Dispositivo será vendido a partir desta terça-feira (13) por US$ 99.

O WikiReader é um leitor digital lançado pela empresa Openmoko que tem três milhões de artigos do Wikipedia armazenados na memória. O pequeno aparelho foi desenvolvido para consultar informações em qualquer lugar. Com apenas três botões e uma tela sensível ao toque, é possível navegar facilmente em todo o conteúdo fornecido. O aparelho começa a ser vendido nesta terça-feira (13) por US$ 99. (Foto: Divulgação)



Por não possuir nenhuma conexão sem-fio, a bateria do WikiReader (duas pilhas palito) dura um ano. A atualização do conteúdo é disponibilizada a cada três meses por download. A empresa diz que a tela não arranha e que a estrutura do aparelho é resistente o bastante para resistir no bolso do usuário, que poderá levá-lo em viagens, por exemplo. (Foto: Divulgação)

México prende fugitivo exibicionista graças ao Facebook

Fonte G1.


As autoridades americanas conseguiram capturar um fugitivo da Justiça graças ao seu exibicionismo no site de relacionamentos Facebook.
 As autoridades americanas conseguiram capturar um fugitivo da Justiça graças ao seu exibicionismo no site de relacionamentos Facebook. O fugitivo Maxi Sopo gabava-se, através de mensagens no Facebook, de seu luxuoso estilo de vida no resort mexicano de Cancun.



Página de Maxi Sopo no Facebook onde o ladrão publicava mensagens sobre o seu estilo de vida luxuoso. (Foto: BBC Brasil)

 
Sopo também adicionou um ex-integrante do departamento de Justiça à sua lista de amigos, que ajudou o governo americano a rastreá-lo.


As autoridades americanas disseram que Sopo e um comparsa roubaram mais de US$ 200 mil em fraudes bancárias. Graças ao exibicionismo do fugitivo, as autoridades americanas o localizaram e informaram a polícia mexicana, que o prendeu. Sopo será extraditado para os Estados Unidos.


'Paraíso'


Sopo publicou no Facebook que estava "vivendo no paraíso" e que estava lá "só para se divertir".


"Ele estava colocando posts [recados] sobre como a vida é bonita e sobre como ele estava se divertindo com os amigos", disse o promotor americano Michael Scoville.


"Ele definitivamente não estava vivendo como nós queríamos que vivesse, dadas as acusações pendentes contra ele", disse.


Sopo, um camaronês de 26 anos, mudou-se para os Estados Unidos em 2003 e trabalhava vendendo flores em boates na cidade de Seattle. Foi na noite em Seattle que Sopo conheceu o ex-integrante do departamento de Justiça e o adicionou à sua lista de amigos no Facebook.


O ex-oficial não fazia ideia que o camaronês era foragido da Justiça. Ao descobrir, ele conseguiu apurar onde Sopo estava vivendo e avisou as autoridades mexicanas, que o prenderam no mês passado.



Muito cuidado ao Acessar o Facebook!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quem usa o XP, agora vai 'pagar caro' para migrar para o Windows 7

Por: Lincoln Spector, da PC World/EUA

Se você pulou o Vista, terá pela frente um processo de migração mais complicado e domorado quando for para o novo software.

Os usuários do Windows XP tiveram razões de sobra para ignorar a experiência com o Vista. Mas, se a Microsoft criou um novo sistema operacional cuja migração vale a pena, seus engenheiros parecem ter resolvido penalizar quem não uso o Vista e tornaram a a atualização um processo bem complicado.

O motivo é simples. Quem tem o Vista instalado pode optar pela atualização (procedimento que mantém todas as configurações, aplicativos e dados intactos) ou fazer uma instalação customizada, a partir do zero, bem mais complexa e demorada. Aos usuários do Windows XP só restou esta segunda opção.

Instalação customizada é um belo eufemismo para o trabalhão que o processo envolve: realização de uma cópia do HD para a eventualidade de o processo dar errado e você ter de começar tudo de novo; instalação do Windows 7 propriamente dita; atualização de drivers para dispositivos que não forem reconhecidos; configuração da rede, caso haja; e reinstalação de todas as aplicações que se tinha antes.

»Leia a notícia completa na PCWORLD.


Sony lança "notebook mais leve do mundo"


Sony VAIO X pesa apenas 655 gramas, tem monitor de 11 polegadas e corpo em fibra de carbono.

O Sony X finalmente foi lançado. O notebook superfino de fibra de carbono e tela de 11,1 polegadas (1366x768) é relativamente acessível dentro da escala de economia da Sony - custa a partir de US$ 1,3 mil. Só que tem processador de netbook.

Por fora, o laptop tem um belo invólucro de fibra de carbono. Por dentro, processador Intel Atom Z550 a 2 GHz, drive de estado sólido e gráficos Intel GMA 500. A Sony também alega que o aparelho funciona por até 17 horas com uma única carga.

»Leia a notícia completa no Gizmodo

Falha no PlayStation leva Sony à Justiça

Por: Paula Romano

A Sony Computer Entartainment America está enfrentando queixas coletivas no tribunal. Tudo isso por ter disponibilizado a firmware 3.0, de instalação obrigatória, para o PlayStation 3, cuja atualização danificou centenas de consoles.

A atualização foi lançada no dia 1º de setembro e anunciada como “a última atualização significativa para o PS3”, que trazia uma nova lista de conquistas e de amigos, com temas e atalhos dinâmicos para a PlayStation Store, a área de download do PS3.

Contudo, pouco tempo depois do seu lançamento, começaram a surgir várias reclamações, com jogadores alegando problemas técnicos, incluindo dificuldades na sincronização dos controles com o próprio aparelho e congelamento de alguns games no meio de uma sessão de jogo.

Em resposta, a SCEA se pronunciou dizendo que tratava de casos isolados e que iria resolver os problemas, antes de ter lançado no final daquele mês a nova atualização 3.01 como uma espécie de “tapa buraco”.

Mesmo assim, o líder da acusação John Kennedy, disse que a atualização 3.01 não resolveu os problemas e ainda prejudicou os leitores de Blu-ray de alguns jogadores. A Sony disse que para reparar o console cada jogador teria que pagar US$ 150.

Com isso, o grupo prejudicado exige uma compensação e restituição por parte da SCEA, alegando haver uma violação implícita da garantia, e negligência da companhia.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Será que o Bing encara o Google nas buscas?

Por: Mauricio Grego


Bing, da Microsoft: o site de buscas compete com Google e Wolfram Alpha no Prêmio INFO 2009

O Google parece inabalável no seu posto de mecanismo de busca número um no mundo. Desde agosto, o site vem recuperando a participação no mercado que tinha perdido para o Bing, da Microsoft. Segundo a empresa StatCounter, o Google é responsável por 91% das pesquisas feitas na web. Esse percentual é praticamente o mesmo de um ano atrás. Mas, no Prêmio INFO, o que conta é a inovação. Bing e Wolfram Alpha trouxeram soluções criativas para as pesquisas na web. Será que o Google continua na frente também nesse quesito ou já se acomodou no seu posto de líder?

Liberado no fim de maio, o Bing trouxe uma nova maneira de apresentar os resultados das buscas. No caso da pesquisa pelo nome de um artista, por exemplo, ele traz resultados divididos em imagens, álbuns, ingressos, tour, ringtones, download, vídeos e xRank. Este último é um índice que mede a popularidade de um artista pela quantidade de buscas feitas por ele. Também oferece pré-visualização da página, histórico de pesquisas e uma lista de buscas relacionadas (mas a maior parte desses itens só aparecem quando o internauta identifica seu país como Estados Unidos).

Já o Wolfram Alpha, apresentado em maio, inovou em outra direção. Ele é descrito, por seus autores, como um mecanismo de respostas, em vez de buscas. No lugar de listar links para sites, procura entregar diretamente a informação buscada pelo internauta. Estatísticas, dados demográficos e conhecimentos científicos formam seu prato principal. E então? Quem inovou mais? Se você é assinante da INFO, pode votar no site www.premioinfo.com.br. Se comprou a revista na banca, use o formulário que vem encartado nela.

Wi-Fi pode 'ver' através de paredes

Por: Paula Rothman, de INFO Online

       Segunda-feira, 05 de outubro de 2009 - 15h18



SÃO PAULO - Pesquisadores da Universidade de Utah conseguiram detectar a presença de pessoas em uma sala utilizando ondas Wi-Fi. Joey Wilson e Neal Patwari registraram movimentos medindo a força do sinal de ondas de rádio entre dois pontos de conexão wireless.

A técnica, chamada de “variação de rádio baseada em imagem tomográfica”, age por meio de receptores de sinais que permitem a reconstrução da imagem do campo analisado.

Com uma rede de 34 pontos de conexão foi possível um alcance de um metro de distância da parede, em um cômodo de 72 metros quadrados. A presença de pessoas foi registrada por meio da mudança de força do sinal.
A pesquisa só conseguiu detectar movimentos, mas os cientistas acreditam que no futuro seria possível captar também imagens.

O sistema atual poderia ser útil em operações de busca e resgate, como encontrar pessoas em escombros. Nesse caso, sensores colocados dentro de destroços formariam uma rede de transmissão para um computador, que correlacionaria a informação para determinar a localização de sobreviventes.

O baixo custo do sistema permitia que esta técnica fosse amplamente utilizada – o que, em última análise, poderia ser um problema. Por ser feito de peças facilmente encontradas no mercado, o método poderia ser usada por praticamente qualquer um interessado em bisbilhotar a privacidade alheia...

MP3 player X1050 é o iPod touch da Sony

Fonte: Marco Aurélio Zanni, de INFO Online
          5 de outubro de 2009


Tocador touchscreen tem som de arrebentar, mas deve um browser decente





Quando o assunto é qualidade de som, nenhum tocador de MP3 é melhor que o Sony NWZ-X1050. Uma penca de recursos, incluindo equalização fina e cancelamento de ruído, justifica esse título simbólico. E a tela de três polegadas OLED, tão sensível quanto a do iPhone, aumenta sua lista de predicados. Mas esse player com 16 GB de espaço vai do fantástico ao tosco em dois cliques, com um browser medonho e design discutível. E aí, vale 1 299 reais, mais que o iPod touch?


Para quem é viciado em música e quer um conjunto portátil de player e fone, o modelo da Sony é uma ótima opção. Ele tem perfis pré-definidos de equalização (como Heavy, Pop e Jazz) e também permite ao usuário montar sua configuração na unha, alterando cinco faixas de frequência. Além disso, existe um ajuste de surround ideal para sete ambientes (Nenhum, Estúdio, Ao vivo, Discoteca, Pavilhão, Matriz e Karaokê). Para ouvir aquelas músicas gravadas em volumes diferentes, o aparelho tem normalização dinâmica.

O recurso de áudio mais impressionante para um dispositivo dessa categoria é o cancelamento de ruído. Ele funciona muito bem e possui três intensidades: uma para quando você estiver no carro ou no metrô, uma para usar dentro do avião e outra para ambientes menos barulhentos, como escritórios. Em nossos testes, mesmo sem a música estar no volume máximo, foi impossível ouvir pessoas conversando e os servidores do INFOLAB trabalhando. É claro que o excelente fone intra-auricular ajudou muito, potencializando os graves.

Leia mais aqui.

Menino cego usa 'sonar' para se localizar e até joga basquete

Fonte: Da BBC

Técnica é semelhante à ecolocalização usada por morcegos e golfinhos. Assista vídeo sobre as habilidades de Lucas Murray, de 7 anos.

Um menino britânico cego de 7 anos conseguiu aprender a "ver" objetos usando sua audição. Lucas Murray estala sua língua e usa o eco provocado pelos objetos para construir o cenário em seu entorno.


Lucas nasceu cego (Imagem: BBC)

A técnica é semelhante à do sonar usado por morcegos e golfinhos. Lucas estala sua língua no céu da boca, e pelo som que escuta do eco ele consegue descobrir a distância, a forma, a densidade e a posição dos objetos.

A técnica, conhecida como "ecolocalização", ajudou Lucas, que nasceu cego, a jogar basquete e a escalar montanhas. Ele aprendeu o sistema com o californiano Daniel Kish, de 43 anos, que fundou uma organização não governamental internacional de ajuda aos cegos.

Os pais de Lucas, Sarah e Iain, viram Kish em um programa de TV e o convidaram para visitar o filho em sua cidade, Poole, no sul da Grã-Bretanha.


"O Lucas é capaz de estalar sua língua para determinar onde as coisas estão ao seu entorno e o que são essas coisas. Ele é capaz de se movimentar confortavelmente sem ter que se segurar em outras pessoas", afirma Kish.

"O estalo basicamente emite um som que reflete no ambiente um pouco como o flash de uma câmera", explica.

Mobilidade 'extraordinária'



Lucas consegue determinar a distância dos objetos ao estimar o tempo que o eco leva para voltar e é capaz de estimar a localização do objeto sabendo em que ouvido o eco é percebido primeiro. A densidade e a forma do objeto é percebida pela intensidade do som que retorna.

Um objeto que se move para mais longe cria um som com volume mais baixo, e um objeto que se aproxima cria um som com volume mais alto.
Segundo Kish, Lucas determina as qualidades de um objeto pelas características do som que ele consegue perceber. "Ele joga basquete, é capaz de acertar a bola na cesta com os estalos da língua. Ele consegue jogar muito bem", afirma Kish. Para ele, a mobilidade alcançada por Lucas é "extraordinária".