quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quem usa o XP, agora vai 'pagar caro' para migrar para o Windows 7

Por: Lincoln Spector, da PC World/EUA

Se você pulou o Vista, terá pela frente um processo de migração mais complicado e domorado quando for para o novo software.

Os usuários do Windows XP tiveram razões de sobra para ignorar a experiência com o Vista. Mas, se a Microsoft criou um novo sistema operacional cuja migração vale a pena, seus engenheiros parecem ter resolvido penalizar quem não uso o Vista e tornaram a a atualização um processo bem complicado.

O motivo é simples. Quem tem o Vista instalado pode optar pela atualização (procedimento que mantém todas as configurações, aplicativos e dados intactos) ou fazer uma instalação customizada, a partir do zero, bem mais complexa e demorada. Aos usuários do Windows XP só restou esta segunda opção.

Instalação customizada é um belo eufemismo para o trabalhão que o processo envolve: realização de uma cópia do HD para a eventualidade de o processo dar errado e você ter de começar tudo de novo; instalação do Windows 7 propriamente dita; atualização de drivers para dispositivos que não forem reconhecidos; configuração da rede, caso haja; e reinstalação de todas as aplicações que se tinha antes.

»Leia a notícia completa na PCWORLD.